domingo, 9 de novembro de 2008

Poder Para o Povo Preto!

O mundo todo está dùdù, está black, está preto!
A onda do Obama continua em plena ascensão mesmo após sua vitória. Isto porque a cor da pele de uma pessoa é extremamente importante em países como os Estados Unidos da América e Brasil. Importante para o primeiro, porque é um país de primeira potência reconhecidamente racista, isto é, o racismo não é considerado cordial; para o segundo, porque é um país em desenvolvimento, o último do mundo ao terminar com o tráfico de escravos negros seqüestrados no continente africano, e onde o racismo é considerado “cordial”. A cor incomoda... mas não a cor branca... a cor preta... Até parece que branco não é cor.... mas, por hoje, deixa para lá essa polêmica.
O que as pessoas não estão compreendendo é o momento incrível que alguns pretos vêm vivenciando no mundo todo! Ei, o mundo todo está dùdù, está preto! Black is beautiful! Salve Lewis Hamilton, que levou o título de campeão da Fórmula 1! Salve Barak Obama, eleito o primeiro presidente negro dos E.U.A! Salve Venus William, que celebrou a vitória sobre a número 1 do tênis mundial! Salve Matilde Ribeiro que entrou para a história nacional por ter proporcionado as maiores conquistas ao povo negro brasileiro enquanto era ministra do governo Lula! Salve a Lei 10.639/03 que conseguiu colocar a discussão racial na ordem o dia, nas escolas brasileiras! Salve E.M. Mário Quintana (Diadema) que conquistou um prêmio nacional na categoria professora no 4º Prêmio Educar para a Igualdade Racial (CEERT) pelo trabalho desenvolvido na temática racial! Salve eu, que tornei-me doutora em educação pela USP com louvor e tenho qualificado as discussões étnico-raciais na Secretaria de Educação do município de Diadema e por ter assinado um contrato de cinco anos com a Mazza Edições para produção de literatura infanto-juvenil sobre a temática racial! Agora sim... com essa onda de altruísmo e resgate da auto-estima preta a partir da eleição de um candidato negro ao cargo mais disputado do mundo, os pretos que sempre foram maioria no nosso país, terão novas motivações para lutarem e conquistarem o poder! Atenção... estamos chegando e muito bem preparados! É isso aí, eu quero ver as pretas e os pretos no poder! Eu quero o poder para o povo preto, aqui e agora!

2 comentários:

Dri disse...

É isso aí...o mundo é nosso!!!!!!!! Chega de invisibilidade...nós existimos com nossa cor preta, com nossa cultura afro...nós somos, fazemos o mundo, acontecemos o/no mundo...essa tomada/ conquista do espaço era inevitável...dessa vez não tem retorno... é isso aí...

Profª Drª Kiusam de Oliveira disse...

É isso aí, preta. A hora é essa!.