O show Tecnomacumba de Rita Ribeiro continua a ser elogiado pela crítica e, certamente, longe do fim. Isso porque é um dos shows mais animados dos últimos tempos e a cantora, dispensa comentários. Kiusam de Oliveira, bailarina que interpreta Oxum na faixa É d'Oxum, continua a se apresentar com Rita. Veja algumas fotos tiradas por Marcelo Moreno, amante da arte de fotografar e com sensibilidade capaz de emocionar qualquer pessoa, através de suas fotos. Marcelo Moreno terá a gratidão eterna desta bailarina pelo carinho, envio e autorização de uso das fotos. O show aconteceu no dia 30 de novembro, dentro da V Feira de Agricultura Familiar, às 20h30, na Marina da Glória. Kiusam de Oliveira aproveita para agradecer à todos os fãs cariocas que em todos os shows estão lá para prestigiá-la e distribuir o imenso carinho. Kiusam afirma que todo esse carinho que vocês dispensam à ela é retribuído com magia dese a concentração no camarim até o momento em que agradece seus aplausos. Gratidão profunda à vocês. Juju, você não foi e sua falta foi sentida. Renato Maciel, o carinho dispensado é sentido no palco. Marcelo Moreno, gratidão eterna.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
TALENTO É TALENTO, NÃO SE DISCUTE
Legenda: Foto 1: Elaine Militão/Foto 2:Nice/Foto 3:Willian Paiva/Foto 4: Izé Mangolô
Talento é algo que não se pode dar à alguém. Por vezes, tenta-se impor uma rotina às pessoas, rotina esta responsável pelos desenvolvimentos físico e mental, em vão, porque muitos corpos estão acostumados a uma inércia naturalizante capaz de trazer apenas o insucesso. O impressionante é que muitos corpos não são capazes de perceber isso. Felizmente, há corpos capazes de irem no sentido contrário dessa maré e produzem, por exemplo, arte. Foi o caso do que foi visto no último dia 15, festa de encerramento da primeira fase de montagem do espetáculo “Igbá-Iwà: O Feminino na Criação do Universo”, interpretado pela Cia. Igbá-Iwà de Dança Afro-Brasileira, no saguão do Teatro Clara Nunes, em Diadema. A festa foi embalada por apresentações artísticas dos integrantes da companhia, confirmando os diversos talentos presentes nele. A abertura das apresentações ficou por conta do mestre de capoeira Gilmar de Souza e seus alunos Igor Oliveira Muniz (Marrudo), Wilber Oliveira Muniz (BX), Gabriel Oliveira Santana (Grafite) e Douglas Alves Costa (Cabelo), numa apresentação de extrema competência e arte. Dando prosseguimento ao evento, os(as) convidados(as) contaram com a apresentação das integrantes do coral da cidade Nice Santos (regente da noite), Célia da Silva, Valdenoura da Silva, Maria de Lourdes da Silva e Sandra da Silva, tendo como convidada a educadora, atriz e cantante Elaine Militão. Apresentaram cinco canções que despertaram a emoção do público. São elas: Kumbayah, Berimbau, Canto das Três Raças e Sorriso Negro. Na seqüência, a apresentação do cantor, professor de canto, pianista, musicista William Paiva. Ele interpretou músicas clássicas ao piano, que levou o público ao delírio. Foram elas: Le Lac de Come (M. Gajos) e Oh Holy Night (Adolph Adams). O grupo que esquentou a noite foi o Izé Mangolô composto por Anderson Araká (percussão), João Invenção (voz e violão), Glauber Coimbra (percussão) e Érika Menezes (voz e percussão) que transformam músicas da MPB em ritmos quentes de matriz africana e afro-brasileira como jongo, ciranda, maracatu etc. Apresentaram as músicas Olhos Coloridos (Sandra de Sá), Clube da Esquina 2, Caxangá (Milton Nascimento), Carcará, Afoxé do Nego Véio (Naná Vasconcelos), Caninana, Olodumaré, Jesus Cristo (Roberto Carlos), Todos estão Surdos. Foi um show que conseguiu retirar os(as) alunos(as) da Cia. de Dança de Diadema da festa final deles, que acontecia na sala de dança, levando-os para a festa da Cia. Igbá-Iwà. E tudo virou uma grandiosa pista de dança nos moldes do seriado FAMA, que embalava os sábados na década de 1980, com bailarinos e suas malhas saindo de todos os lados e se confraternizando com quem já estava lá.
Todos(as) os artistas que se apresentaram na festa são capazes de dar o diferencial em sua festa. Entre em contato com eles, combinem a suas participações e contrate-os para eventos como casamentos, bodas, aniversários, reuniões de amigos(as), presente aos namorados e namoradas etc., afinal, Kiusam de Oliveira garante a qualidade dos shows e você poderá escolher a trilha sonora de seu interesse, além de ouvir as sugestões destes profissionais selecionados, pois talento é talento, não se discute e a Cia. Igbá-Iwà de Dança Afro-Brasileira está repleta deles.
Contatos:
Gilmar de Souza
(11)8967-1661
Todos(as) os artistas que se apresentaram na festa são capazes de dar o diferencial em sua festa. Entre em contato com eles, combinem a suas participações e contrate-os para eventos como casamentos, bodas, aniversários, reuniões de amigos(as), presente aos namorados e namoradas etc., afinal, Kiusam de Oliveira garante a qualidade dos shows e você poderá escolher a trilha sonora de seu interesse, além de ouvir as sugestões destes profissionais selecionados, pois talento é talento, não se discute e a Cia. Igbá-Iwà de Dança Afro-Brasileira está repleta deles.
Contatos:
Gilmar de Souza
(11)8967-1661
Elaine Militão
(11)7255-7024
Integrantes do Coral da Cidade
Nice Santos
(11)8200-1617
William Paiva
(11)8252-0924
Izé Mangolô
(11)7255-7024
Integrantes do Coral da Cidade
Nice Santos
(11)8200-1617
William Paiva
(11)8252-0924
Izé Mangolô
Anderson Araká
(11)9538-2532 e 8099-2517
(11)9538-2532 e 8099-2517
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
SHOW TECNOMACUMBA, DE RITA RIBEIRO NO RIO DE JANEIRO COM PRESENÇA CONFIRMADA DE KIUSAM DE OLIVEIRA
Agita aíííííííííííííííííííí, moçada e rapaziada do Rio de Janeiro. No dia 29/11 estarei chegando por aí, mais uma vez, para participar do show Tecnomacumba, de Rita Ribeiro, interpretando Oxum.
O show será no dia 30/11, dentro da V Feira de Agricultura Familiar - Marina da Glória, às 20h30, com participações especiais.
Não deixem de ir assistir ao show e, de quebra, me ver... estou com saudades de vocês, galera. E quem for de Sampa e estiver passeando por aquelas bandas, por favor, apareçam. Grande beijo.
domingo, 23 de novembro de 2008
sábado, 22 de novembro de 2008
RITA RIBEIRO PODERÁ CANTAR EM PRODUÇÃO DE KIUSAM DE OLIVEIRA
É isso aí, gente. O convite foi feito no dia 20/11 e Rita, rapidamente se colocou à disposição para estudar o material e as cantigas. "Igbá-iwà: o feminino na criação do universo", concepção e direção geral de Kiusam de Oliveira poderá ter a participação especial de Rita Ribeiro, interpretando 3 cantigas de Iansã (Oyá), cantigas essas pertencentes ao terceiro ato do espetáculo de dança. Ela adorou a idéia. Agora, ficou para Kiusam encaminhar todo o projeto do espetáculo para ela sentir as pessoas de peso que estão na ficha técnica, como os grandes percussionistas Jorge Marciano e Sapopemba, o cenógrafo Adão Pinheiro e o iluminador Ari Buccione. É isso aí, se o sucesso do espetáculo depender das participações ilustres, já será sucesso.
TECNOMACUMBA NA PRAÇA DA SÉ: BASTIDORES
Gente... Na dia de um show, muitas coisas acontecem... Costumo acordar cedo, me preparar emocionalmente, mas surpresas acontecem. Às 9h30 eu já estava no Hotel Jaraguá, onde Rita ficou hospedada para pegar meu passe V.I.P. Cheguei cedo à Pç da Sé e no camarim ao lado do meu estava uma fofa querida Mafalda Pequenino. Ela foi a apresentadora do evento. Sem muito tardar chegou outra fofa, DJ Evelyn... com aquele jeito moleque dela e gritando para mim de modo que os quatro cantos da ala V.I.P ouvissem: "Diva! Diva!" Ela afirma que eu sou uma "diva" e me trata assim para quem quiser ver. Ela me paparica... e muito. A-do-ro!!! Logo depois chegaram minhas companheiras de camarim: as cantoras Teresa Cristina e Jussara Silveira. E logo começou a festa. A festa acontecia no meu camarim. Elas foram lindas. Jussara me emprestou um pó dourado com pedacinhos de ouro e imediatamente, Teresa se prontificou a maquiar meu corpo. Ela disse que me vestiria de Oxum e assim o fez. Se empenhou, queria ajudar de qualquer jeito. Foi quando Rita chegou no meu camarim em seu momento perua gay. Rimos bastante. Me agradeceu mais uma vez dizendo o quanto minha interpretação de Oxum é importante para ela. Quando o show começou, Teresa e Jussara sairam correndo para ver Rita tocando a caixa, momento emocionante do show, e eu fiquei sozinha para complementar minhas vestes e colocar a coroa de Oxum na cabeça. E como penei, suei, e desejei a presença de Teresa para me ajudar. De repente, na quarta música de Rita ela aparece dizendo: "Senti que você estava precisando de minha ajuda". E eu, emocionada, já tensa pelas várias tentativas de colocar a coroa sem sucesso, lhe disse "Muito obrigada por ter me ouvido". Ela deu os toques finais em minha roupa e na minha personagem e se retirou para assistir ao show. Fiquei em pleno aquecimento aguardando a minha vez, agora, super feliz pelo companheirismo.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
KIUSAM DE OLIVEIRA APRESENTA...
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Igbá-Iwà no Estúdio da ONG Beija Flor
Ontém, 16/11/2008, tivemos um domingo atípico. Eu, juntamente com os cantantes (como gostam de ser chamados) do grupo William, Estela, Militão, Sandra e Terry, dançarinas convidadas como Célia, Margarete, Nice e Rosa, percussionistas como Anderson, Patrícia e Renato (didgeridoon), nossa secretária Beth Gimenez, passamos das 14h às 20h entre o Teatro Clara Nunes para repassar o som e o estúdio da ONG Beija-Flor, com o produtor musical de lá Wanderson, gravando nosso primeiro ato. É, a coisa em estúdio não é fácil. Para 15 minutos que temos no primeiro ato, ficamos lá três horas e não conseguimos gravar tudo. Retomaremos o vaso... pega pesado aí Anderson, bem como as vozes femininas... tudo tem que ficar perfeito. Vamos nessa que novidades estão chegando. Confira algumas fotos.
domingo, 9 de novembro de 2008
Igbá-iwà: O Feminino na Criação do Universo
A CIA. Igbá-Iwà de Dança Afro-Brasileira, criada e dirigida pela Profª Drª Kiusam de Oliveira, trabalha na montagem do espetáculo “Igbá-Iwà: O Feminino na Criação do Universo”, de tradição iorubá, onde igbá-iwà significa “Cabaça da Existência”. A montagem tem como objetivo geral, promover o encontro pacífico entre a sociedade civil com a cultura afro-brasileira deixada como legado pelo povo iorubá trazido à força ao Brasil no período da escravidão. Pretende também, revelar a importância do feminino no processo de criação do universo, segundo a mitologia iorubá. O espetáculo tem uma hora, sem restrição de idade, com um corpo de dança de 35 dançarinos. Estréia prevista para início de 2009. Corpo de Dança: Adriana Araújo Santos, Carla Santos Ferreira, Cátia Gomes dos Santos, Denise Fernandes Pereira, Margarete Grandolpho Moreira, Maria Expedita da Costa, Renata Saggioro Silva, Viviane Vidal da Silva, Célia Antônio Inácio, Ana Paula Rodrigues e Fonseca, Carolina Souza, Fabiana Silva de Moraes, Ione Maria Segatto Santos, Jordana Carolina Schiavini, José Eduardo da Silva, Roberta Marangone, Marjara de Paula Ferreira, Ana Creusa Sousa Santos, Dádila Conceição Souza, Elisia Silva dos Santos, Geni Santos, Isilda Aparecida da Silva, Lígia Rosa Santos, Maria Aparecida Nogueira, Maria de Lourdes A. da Silva, Renata Bercelos de Alencar, Tânia Bárbaro, Hugo Passos, Rosa Alessandra da Silva, Ivonice Pinto Santos, Célia da Silva Santana, Valdenoura Maria da Silva, Ivone Cícera da Silva, Marili Beatriz da Silva, Andréa Magalhães, Marco Aurélio. Direção Geral e Concepção: Kiusam de Oliveira. Direção de Produção: Kiusam de Oliveira. Direção Musical: Sapopemba. Consultor da Tradição Iorubá: Babalorixá Rogério de Oxum. Músicos: Anderson Rodrigues da Silva, Victor Ed Furtado, Patrícia Viana de Oliveira, Rafael, Renato Rochwerger. Cantores: Alessandra Ferreira, Elaine Cristina Militão, Estela Carvalho, Terezinha Maria de Ribeiro, Willian Paiva da Silva, Sandra Aparecida da Silva. Secretária: Elisabeth Diomkinas Gimenez. Núcleo Sócio-educacional: Pedagoga: Profª Drª Kiusam de Oliveira Professora de Educação Física: Profª Ms. Rose Maria de Souza Professor de Canto: William Paiva da Silva Professor de Cultura Afro-Brasileira: Enoque dos Santos Professor de Danças Brasileiras: Jurandir de Souza. Elaboração de Projetos: Kiusam de Oliveira. Cenografia: Adão Pinheiro. Construção das Máscaras: Geni Santos. Concepção Coreográfica e Coreografias: Kiusam de Oliveira. Coreógrafos Convidados e Coreografias: Enoque dos Santos, Jurandir de Sousa e Rose Maria de Souza. Iluminação: Ari Buccioni
Poder Para o Povo Preto!
O mundo todo está dùdù, está black, está preto!
A onda do Obama continua em plena ascensão mesmo após sua vitória. Isto porque a cor da pele de uma pessoa é extremamente importante em países como os Estados Unidos da América e Brasil. Importante para o primeiro, porque é um país de primeira potência reconhecidamente racista, isto é, o racismo não é considerado cordial; para o segundo, porque é um país em desenvolvimento, o último do mundo ao terminar com o tráfico de escravos negros seqüestrados no continente africano, e onde o racismo é considerado “cordial”. A cor incomoda... mas não a cor branca... a cor preta... Até parece que branco não é cor.... mas, por hoje, deixa para lá essa polêmica.
O que as pessoas não estão compreendendo é o momento incrível que alguns pretos vêm vivenciando no mundo todo! Ei, o mundo todo está dùdù, está preto! Black is beautiful! Salve Lewis Hamilton, que levou o título de campeão da Fórmula 1! Salve Barak Obama, eleito o primeiro presidente negro dos E.U.A! Salve Venus William, que celebrou a vitória sobre a número 1 do tênis mundial! Salve Matilde Ribeiro que entrou para a história nacional por ter proporcionado as maiores conquistas ao povo negro brasileiro enquanto era ministra do governo Lula! Salve a Lei 10.639/03 que conseguiu colocar a discussão racial na ordem o dia, nas escolas brasileiras! Salve E.M. Mário Quintana (Diadema) que conquistou um prêmio nacional na categoria professora no 4º Prêmio Educar para a Igualdade Racial (CEERT) pelo trabalho desenvolvido na temática racial! Salve eu, que tornei-me doutora em educação pela USP com louvor e tenho qualificado as discussões étnico-raciais na Secretaria de Educação do município de Diadema e por ter assinado um contrato de cinco anos com a Mazza Edições para produção de literatura infanto-juvenil sobre a temática racial! Agora sim... com essa onda de altruísmo e resgate da auto-estima preta a partir da eleição de um candidato negro ao cargo mais disputado do mundo, os pretos que sempre foram maioria no nosso país, terão novas motivações para lutarem e conquistarem o poder! Atenção... estamos chegando e muito bem preparados! É isso aí, eu quero ver as pretas e os pretos no poder! Eu quero o poder para o povo preto, aqui e agora!
A onda do Obama continua em plena ascensão mesmo após sua vitória. Isto porque a cor da pele de uma pessoa é extremamente importante em países como os Estados Unidos da América e Brasil. Importante para o primeiro, porque é um país de primeira potência reconhecidamente racista, isto é, o racismo não é considerado cordial; para o segundo, porque é um país em desenvolvimento, o último do mundo ao terminar com o tráfico de escravos negros seqüestrados no continente africano, e onde o racismo é considerado “cordial”. A cor incomoda... mas não a cor branca... a cor preta... Até parece que branco não é cor.... mas, por hoje, deixa para lá essa polêmica.
O que as pessoas não estão compreendendo é o momento incrível que alguns pretos vêm vivenciando no mundo todo! Ei, o mundo todo está dùdù, está preto! Black is beautiful! Salve Lewis Hamilton, que levou o título de campeão da Fórmula 1! Salve Barak Obama, eleito o primeiro presidente negro dos E.U.A! Salve Venus William, que celebrou a vitória sobre a número 1 do tênis mundial! Salve Matilde Ribeiro que entrou para a história nacional por ter proporcionado as maiores conquistas ao povo negro brasileiro enquanto era ministra do governo Lula! Salve a Lei 10.639/03 que conseguiu colocar a discussão racial na ordem o dia, nas escolas brasileiras! Salve E.M. Mário Quintana (Diadema) que conquistou um prêmio nacional na categoria professora no 4º Prêmio Educar para a Igualdade Racial (CEERT) pelo trabalho desenvolvido na temática racial! Salve eu, que tornei-me doutora em educação pela USP com louvor e tenho qualificado as discussões étnico-raciais na Secretaria de Educação do município de Diadema e por ter assinado um contrato de cinco anos com a Mazza Edições para produção de literatura infanto-juvenil sobre a temática racial! Agora sim... com essa onda de altruísmo e resgate da auto-estima preta a partir da eleição de um candidato negro ao cargo mais disputado do mundo, os pretos que sempre foram maioria no nosso país, terão novas motivações para lutarem e conquistarem o poder! Atenção... estamos chegando e muito bem preparados! É isso aí, eu quero ver as pretas e os pretos no poder! Eu quero o poder para o povo preto, aqui e agora!
sábado, 8 de novembro de 2008
Fundação Florestan Fernandes e Profa. Dra. Kiusam de Oliveira
A Fundação Florestan Fernandes, na figura de seu formador Bonifácio Feitosa fez o convite à Profª Drª Kiusam de Oliveira para ministrar uma formação aos seus alunos e alunos, convite este que a formadora prontamente aceitou. O evento ocorrerá no dia 19/11/2008, na própria Fundação Florestan Fernandes, em Diadema, pela manhã, das 10h00 às 12h00, e à tarde das 13h00 às 15h00. A opção da formadora foi a de trabalhar o filme "Vista a minha pele". A partir dele, discussões sobre as temáticas étnico-raciais e de gênero. Compareçam!
Mês da Consciência Negra Rainha Dandara
A Liga Diademense de Capoeira em seu programa "Capoeira Educando Cidadãos", em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, apresenta o 5º Encontro de Capoeira e Troca de Cordas, organizado por Mestre Maurinho, Mestre Dalapa e Instrutor Magu. O evento acontecerá de 14 a 16 de novembro e contará com a participação da Profª Drª Kiusam de Oliveira fazendo a abertura no dia 14/11/2008, às 18h00, no RECAD/Diadema, com a palestra "Africanidades Brasileiras: Cultura, Gênero e Raça". O evento contará com a presença do Mestre Nenel diretamente da Bahia, no Clube Municipal Mané Garrincha, no dia 15/11. E finalizando o evento no dia 16, apresentações culturais e troca de cordas no mesmo local. O telefone da Liga é 4072- 1204. Endereço do Clube Municipal Mané Garrincha é Rua Cariris, 195 - Piraporinha - Diadema - SP. O endereço do RECAD é Rua Oriente Monti , 201 - Jardim do Parque - Diadema - SP.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Kiu em BH...
Às cinco horas do dia 05/11, cheguei à estação rodoviária de Belo Horizonte. Contrariando todas as roupas que trouxe, nessa terra só faz chover, para minha surpresa. No decorrer do dia, tudo se iluminou... sol apareceu... homens belos também! Na Mazza Edições, assinei um contrato de cinco anos e minha coleção Omo-Obás: Histórias de Princesas chegará em 2009. Mazza me informou que minha coleção, é uma das mais procuradas pelas prefeituras e escolas para cotação de preço. Estou super feliz! Denise Nascimento, essa grande ilustradora, assinará a ilustração da coleção. Desta forma, sei que uma obra de arte virá por aqui!
Assinar:
Postagens (Atom)